DTM

A dor facial relacionada a ATM (Articulação na Face) tem sido relacionada em 4-12% da população mundial. Homens, mulheres e mais recentemente crianças podem sofrer deste mal. Quando a dor se instala, quanto mais tempo ela persistir, mais difícil será tratá-la.

Ocorrendo importante impacto na qualidade de vida e na função física do paciente, quando da persistência da dor. A dor orofacial pode acometer a região de boca, da face, da cabeça ou do pescoço. Podendo ocorrer devido a problemas musculares, da articulação, dos dentes, dos vasos sanguíneos ou ainda dos nervos.

O estalo (barulho na articulação) poderá ser sinal de problemas, muito embora, 1/3 da população mundial apresenta estalos como regra de normalidade.

A dor relacionada à DTM deverá ser corretamente diagnosticada pela história e exame clínico. Exames de imagem e outros exames técnicos também poderão ser usados. O tratamento normalmente irá lançar mão de terapias com uma abordagem psicossocial:

• Educação do paciente e auto cuidado
  • Fisioterapia
  • Aparelhos oclusais (placas)
  • Medicações

Distúrbios relacionados ao sono

Hoje sabemos que uma boa noite de sono é fundamental para se ter uma vida saudável. O atendimento aos pacientes com distúrbios do sono vem aumentando cada vez mais no âmbito nacional e nos estamos capacitados para atende a estes problemas tão comuns na vida de nossos pacientes.

A apnéia é um destes distúrbios, ela é marcada por breves interrupções da respiração durante o sono, causando ronco e aumentando os riscos de problemas cardiovasculares. Hoje sabemos, por exemplo, que pacientes com diagnóstico prévio de apnéia apresentam maior risco de morte no primeiro mês pós derrame.

Distúrbios relacionados ao ronco e apnéia, em alguns casos podem ter grande ajuda para volta á normalidade com a instalação de aparelhos orais para este fim.